O TICLOG – Terminal Industrial, Cargas e Logística completa quarenta anos de atividades consolidado como o maior da América Latina no seu segmento. Para marcar a data, uma cerimônia simbólica e em linha com os protocolos de segurança contra a Covid-19 está programada para o dia 27 de julho, mês em que se comemora o “Dia de São Cristóvão”, Padroeiro dos motoristas.

O evento, que terá transmissão online, enfrentará também o desafio de realizar uma homenagem à altura da importância dos fundadores do TICLOG, alguns dos quais integrantes da atual diretoria responsável pela administração local.

Construído em 1981, numa área de mais de quinhentos e quarenta mil metros quadrados e estrategicamente interligada às rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e Bandeirantes, no município de Campinas, o Terminal congrega mais de 80 empresas dos segmentos industrial e logístico, e cerca de 4 mil empregos diretos.

Batizado inicialmente de Terminal Intermodal de Cargas, o TICLOG, no decorrer dos anos, se expandiu e reinventou, com avanços notáveis em sua estratégia de reduzir o fluxo de veículos pesados nos centros das cidades. Atualmente, o local registra fluxo de quase 3 mil veículos e mais de 500 atendimentos diários.

Empenhado em se consolidar como referência para os serviços e negócios da complexa malha logística, o TICLOG investe de forma constante na modernização das instalações e no aperfeiçoamento dos processos internos. Uma agenda de melhorias que ganhou impulso a partir dos anos 2000, quando o Terminal passou a incorporar nas suas operações outras atividades relacionadas, como a Industrial.

As conquistas desse período resultaram no fortalecimento da infraestrutura logística, e também das bases que permitiram a implantação de dispositivos inovadores na área da segurança, entre os quais o de biometria facial.

O TICLOG possui também uma política de investimento social que busca trazer resultados relevantes para o Terminal, para comunidades e sociedade em geral. Para isso, investe com foco em projetos nas seguintes linhas: Profissionalizante, Socioambiental, Educação no Trânsito e Saúde, além de Cultura e Esporte.

A sustentabilidade é outro pilar no qual se apoiam as ações do TICLOG. A inauguração da Estação Elevatória de Esgoto, em 2019, por exemplo, contribuiu de forma significativa para as metas ambientais e de saneamento básico de Campinas, hoje em quase 100%.

Fruto de um ciclo virtuoso de mais de 5 anos de investimento, as novas tubulações, construídas com recursos próprios no valor de mais de um milhão e meio de reais, foram projetadas para escoar até o dobro do volume total de efluentes ali produzidos atualmente.

Uma previsibilidade operacional alinhada à realidade de um complexo logístico em permanente expansão. Como próximo passo, o objetivo é a realização das obras de recapeamento asfáltico nos 9 mil metros quadrados de ruas e avenidas do terminal.

Para o TICLOG, escrever esses 40 anos só foi possível a partir da atuação de pessoas engajadas nos princípios éticos que norteiam os passos da sua diretoria, somado ao trabalho diário de cada colaborador. Para superar essa marca histórica, o TICLOG seguirá comprometido com o desenvolvimento da atividade logística numa visão de longo prazo, e com o desafio de ampliar o seu papel de importante vetor de progresso para Campinas e região.

Marco Evangelista – Empresário e presidente do TICLOG
Fonte Original: COMEX do Brasil – publicado em 21/7/2021.