A redução dos custos operacionais fixos, segurança e qualidade de vida oferecida no interior estão atraindo empresas para condomínios empresariais da região. Nesses espaços, há galpões utilizados para escritórios, setor de logística e até mesmo pequenas e médias indústrias. A economia é de 35%, na comparação com instalações de rua.

O piloto de Stock Car Átila Abreu é sócio-proprietário do Bandeiras Centro Empresarial, em Votorantim, lançado em 2006 e pioneiro do segmento na região. Segundo ele, atualmente 90% dos galpões estão ocupados e a procura aumentou muito nos dois últimos anos. Entre as empresas instaladas no local estão Toyota, Pilkington, Eaton, Tavrida, TK Logística e Thomas Greg & Sons.

Átila acredita que o sucesso do empreendimento está ligado ao momento de recessão econômica que o país vive. “Durante uma crise, o empresário quer justamente reduzir custos e ter o seu patrimônio em um local seguro e é isso que os condomínios oferecem.” Segundo o piloto, pesquisas com empresas de administração e comercialização de condomínios empresariais, industriais e logísticos apontam crescimento de 15,5% na entrega desse tipo de imóvel em 2015, com 1,1 milhão de m2 de novas áreas, na comparação com o ano anterior.

Destes, mais de 85% foram inaugurados no interior paulista, apenas no primeiro trimestre do ano.

Fonte: Jornal Cruzeiro